"Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um
coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo"

SIGNIFICADO DE APOSTASIA

  • Abandono;

  • Rebelião;

  • Deserção;

  • Decair.

Apostatar significa cortar o relacionamento salvífico com Cristo ou apartar-se da união vital com Ele e da verdadeira fé Nele.

Só é considerado apóstata aquele que já experimentou a salvação, a regeneração e a renovação pelo Espírito Santo (Lc 8:13; Hb 6:4 5)

Parábola : A Semente e a Palavra (Lc 8:12 15)

Maior apostasia que, segundo a Bíblia, ocorrerá dentro da igreja professa nos últimos dias desta era.

SEQUENCIA DE ATOS QUE LEVAM À APOSTASIA

  1. O crente, por falta de fé, deixa de levar plenamente a sério as verdades, exortações, advertências, promessas e ensinos da palavra de Deus.

  2. Quando as realidades do mundo chegam a ser maiores do que as do Reino de Deus, o crente deixa de se aproximar de Deus através de Cristo.

  3. Por causa da aparência enganosa do pecado a pessoa se torna cada vez mais tolerante do pecado na sua própria vida, não ama a retidão nem odeia a iniquidade.

  4. Por causa da dureza do seu coração e da sua rejeição dos caminhos de Deus, não faz caso da repetida voz e repreensão do Espírito Santo.

  5. O Espírito Santo se entristece, seu fogo se extingue e seu templo é profanado, se afastando daquele que antes era crente.

Se a apostasia continua sem refreio, o indíviduo pode , finalmente, chegar ao ponto em que não seja possível um recomeço.

Isto é, a pessoa que no passado teve uma experiência de salvação em Cristo, mas deliberada e continuamente endurece seu coração para não atender a voz do Espírito Santo, continua a pecar intencionalmente e se recusa a arrepender-se e voltar para Deus, pode chegar a um ponto sem retorno em que não há mais possibilidade de arrependimento e de salvação.

HÁ UM LIMITE PARA A PACIÊNCIA DE DEUS !

Horrenda coisa é cair na mão do Deus Vivo (Hb 10:31)

APOSTASIA LEVA A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO DE DEUS !

"Portanto, eu vos digo:Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada aos homens." (Mt 12:31)

A blasfêmia contra o Espírito Santo é pecado para morte.

CONTRA ESSE PECADO A BIBLIA RESSALTA

"Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não é para morte, orará e Deus dará a vida àqueles que pecarem para morte". Há pecado para morte e por esse não digo que ore. ( Jo 5:16) Ver nota na Bíblia

BLASFÊMIA CONTRA O ESPIRITO SANTO

  • É a rejeição contínua e deliberada do testemunho que o Espírito Santo dá de Cristo, da sua palavra e da sua obra de convencer o homem do pecado.

  • Aquele que rejeita a voz do Espírito e se opõe a ela, afasta de si mesmo o único recurso que pode levá-lo ao perdão o Espírito Santo.

PASSOS QUE LEVAM A BLASFÊMIA CONTRA O ESPIRITO SANTO

  1. Entristecer o Espírito, se isto for contínuo, levará a resistência ao Espírito.

  2. Resistir ao Espírito leva ao apagamento do Espírito dentro da pessoa.

  3. Apagar o Espírito leva ao endurecimento do coração.

  4. O endurecimento do coração leva a uma mente réproba e depravada, a ponto de chamar o bem de mal e o mal de bem.

Quando o endurecimento do coração atinge certa intensidade, que somente Deus conhece, o Espírito já não contenderá para levar aquela pessoa ao arrependimento.

Logo, a APOSTASIA é um perigo para todos os que vão se desviando da fé e que se apartam de Deus, ela não se consuma sem o constante e deliberado pecar contra a voz do Espírito Santo.

Os apóstatas geralmente pensam que são verdadeiros crentes, mas sua indiferença para com as verdades de Cristo, Espírito Santo e as Sagradas Escrituras indicam o contrário.

"Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos." (2Co 13:5)

Contudo: Deus declara que receberá todos que já desfrutaram da graça salvadora, se arrependidos voltarem a Ele.

Se arrependidos voltarem a Ele!
(Gl 4:19, 5:4; 1Co 5:1-5; 2Co 2:5-11; Ap 3:14-20)

Pagina Anterior